LUNCH-in CONSISTE

Foto PalestranteLUNCH-in com Marcos Le Pera
LE PERA PROPAGANDA
Tema: O DESAFIO DE CRIAR E MANTER MARCAS EM UM MERCADO EM TRANSFORMAÇÃO

Resumo do evento

Para começar eu adoro a Bahia! Como dizem que o melhor do Brasil é o Brasileiro, eu sempre digo que o melhor da Bahia são os Baianos. É um povo aberto, inteligente, criativo e espiritualizado. Estou aqui para falar sobre os processos de transformação de marca em duas etapas. Na primeira etapa faço um breve esclarecimento sobre o que está acontecendo no mundo e na segunda parte dou 10 regras de ouro para sua marca sobreviver nesse novo mundo, nesse novo modelo.

Segundo George Shaw, “Não há progresso sem mudança. E quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma”. E para mudar a si e a todos é muito importante entender quais mudanças estão acontecendo no mundo. Enxergamos 4 grandes revoluções no mundo que modificaram a forma de pensar e a velocidade do mundo. São elas a revolução pré-industrial, revolução industrial, revolução pós-industrial e revolução após a revolução pós-industrial.

1 - Pré-industrial: O homem se deu conta de que se usasse a força dos animais para ajudar a arar a terra não precisaria se desgastar tanto. Então passou a arar grandes extensões de terra e a produção aumentou.

2- Industrial: O homem descobriu que os músculos seriam substituídos por máquinas. Com isso eleva a produção a níveis potenciais.

3 – Pós-industrial: o homem se da conta de que as máquinas podem ser associadas a cérebros e a eletrodos.

4 – Após a Revolução Pós-industrial: Aqui temos a revolução da informação. O homem descobriu que se ele somar cérebros a informação as coisas irão girar numa velocidade muito maior.

E pasmem! Temos hoje, mais mudanças em 5 anos do que nos últimos 150 anos. Na verdade estamos vivendo num momento da humanidade onde nos últimos 12 meses produzimos mais conhecimento do que desde o aparecimento do homem na terra!

A mudança da nossa consciência ambiental nos afeta de forma direta. Vemos empresas atuando como fatores transformadores da sociedade. As pessoas tem essa consciência de dar preferência a marcas mais atuantes em causas ambientais.

Estamos sentindo na pele a instabilidade do sistema financeiro mundial. Somado a tudo isso temos alguns processos que evidenciam as mudanças. Como por exemplo, a eleição e reeleição de Barack Obama. Quem diria que um negro de nome árabe seria presidente dos Estados Unidos?

Google, whatsapp, 3g youtube, wikipedia, twitter, quiqktime... Dá para acreditar que nada disso existia a 10 anos atrás? O mundo realmente esta mudando numa velocidade muito grande. E isso gerou a síndrome do relógio maluco, que é a perplexidade de homem em face as grandes mudanças que ocorrem. Não temos mais tempo para os livros que queremos ler, para os filmes que queremos assistir, para os blogs, jornais... E essa sensação de falta de tempo causa uma angústia enorme na humanidade e uma sensação de lentidão. Uma sensação que somos pouco produtivos.

Dentro dessa velocidade, dentro desse novo cenário, como esta a sua marca? Porque temos pequena capacidade de adaptação frente as mudanças? Porque temos medo de mudar, medo de transformar. Não queremos ser criticados, não queremos errar. Porém, temos que nos concentrar nas coisas boas, não nos riscos. Toda mudança gera crise e toda crise representa a criação de uma nova realidade.

Quando uma empresa se da conta de que não esta mais faturando, as vendas não geram lucros, seu papel é que você enxergue essa crise como uma oportunidade de melhorar e mudar a sua realidade. A pior coisa é esperar que as coisas voltem a ser como eram. A sua empresa e o seu mercado nunca mais será igual ao antigo. É como na frase de Albert Einstein que diz: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Então, quando a realidade mudar, mude junto com ela.

Devemos prestar atenção na nossa resistência. Quando a dor de se manter na zona de conforto é maior do que o medo e a angústia de não se transformar essa é a hora de mudar.

Diante desse cenário, como criar e manter minha marca nesse novo mercado? Para responder a essa pergunta preparei 10 regras de ouro para criar, crescer, fortalecer e perenizar sua marca:

1 – SUA MARCA, SUA CAUSA. Se a sua marca não possui uma causa a durabilidade dela será muito pequena.

2 – CGC. Essa é a mais importante! São 3 verbos, conhecer, gostar e confiar. A sua marca só se mantêm se as pessoas conhecerem, gostarem e confiarem nela. E só gosta quem conhece, só confia quem gosta.

3 – VÍDEOS WEB. Segundo o presidente da Google, nos próximos 3 anos tudo na internet será vídeo.

4 – PLANO DE 90 DIAS. Fazer planejamentos curtos, sempre! Se eu quero ver ação, os planejamentos devem ser curtos devido a mudança constante de cenário.

5 – SOCIAL MÍDIA. Todos nos ligamos a comunidades, se você não esta se comunicando com as comunidades onde está inserido, então você não tem CGC.

6 – PENSE Y, aja X. Temos que juntar X com Y para avançar de forma rápida nesse processo.

7 – THINK DIFERENT. Hoje temos que pensar fora da caixa, pensar de forma diferente para que as coisas aconteçam de forma diferente.

8 – GÊNIO X JÊNIO. diferença entre Gênio e Jenio. É importante distinguir as ideias geniais das ideias jeniais, embora a fonética seja parecia, a semântica é diferente.

9 – JUMP! Acredite, se arrisque. É melhor se atarraxar lá embaixo do que ficar preso e não poder sair do lugar. Traga poder de decisão para a sua vida.

10 – OCUPE TODOS OS ESPAÇOS. Temos a oportunidade de ocupar todos os espaços e as vezes, por timidez e medo não o fazemos e se você não fizer o seu vizinho com certeza fará.

Fotos do Evento

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