Grande orador e excepcional contador de histórias, Joaci encarou o desafio de resumir seu livro "As 51 personalidades mais marcantes do Brasil" em um "Lunch-in de 50 minutos, citando o desafio proposto ao sábio chinês Confúcio de reduzir seu conhecimento em um livro. Terminada a obra, Confúcio foi desafiado a resumir o livro em uma frase: "trate os outros como quer ser tratado". Finalmente o desafio foi levado ao extremo e Confúcio resumiu a obra a uma única palavra: "RECIPROCIDADE".
Feita esta introdução Joaci discorreu sobre as 51 personalidades que selecionou para seu livro baseado em dois critérios:
A algumas personalidades, por considerá-las menos conhecidas, Joaci dedicou mais tempo e detalhes em seu relato. Outras por serem atores da história recente e por serem considerados conhecidos a ponto de dispensarem apresentação, Joaci limitou- se a confirmar esta situação.
- 1 Padre Antônio Vieira
- O Padre Antônio Vieira, foi um mestre. Aos 18 anos escreveu carta ao Vaticano, em latim, relatando os fatos ocorridos na invasão holandesa no Brasil. Muito culto e respeitado na Europa, se tornou confessor dos nobres, inclusive da rainha da Suécia. Atuou como uma espécie de diplomata na defesa dos interesses brasileiros na Europa.
- 2 Gregório de Matos
- Nasceu na Bahia, foi contemporâneo do Padre Vieira, a quem respeitava. Aos 14 anos foi estudar em Portugal onde adquiriu todo o conhecimento da época. Retornou ao Brasil aos 46 anos. A todos satirizava e não tinha a menor necessidade de ser coerente. Não deixou um poema escrito ou impresso. Sua obra chegou a nós através de seus amigos que a compilaram e preservaram. No leito de morte, quando recebeu a extrema unção, ao olhar o crucifixo que lhe mostrava o padre declamou: "Quando no teu olho claro, prego meu olho morto, eu me lembro dos meninos, do meu vizinho Morais." Esclareceu: Morais era um vizinho de Gregório cujas crianças não lavavam o rosto e tinham os olhos remelentos.
- 3 Antônio Francisco Lisboa - Aleijadinho
É considerado o Michelangelo brasileiro. A conclusão a que se chega é que ele era muito culto. Na época em que viveu a arte era considerada um patrimônio da sociedade e o artista não assinava suas obras. Levantamento feito em 2015 mostra que sua obra consta de pelo menos 427 peças.
- 4 José Joaquim da Silva Xavier - Tiradentes
Não teve grande expressão em sua época. Era uma pessoa pobre, foi preso e quis ser contado como revoltoso. Foi tratado como a Lei da época mandava.
Sua posição na história do Brasil foi construída na época de Castro Alves, quando os republicanos precisavam de um "mártir" da independência.
- 5 Visconde de Cairu
Era o homem de língua portuguesa mais instruído de sua época. Recebeu D. João VI e tornou-se seu assessor.
Foi o Visconde de Cairu que introduziu em língua portuguesa a obra de Adam Smith.
Toda obra de infraestrutura promovida por D. João VI, passou pelas mãos do Visconde, que era uma pessoa "low profile" que nunca "tombava" com ninguém.
- 6 José Bonifácio
Foi o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de Ministro. Desempenhou importante papel na regência. Era tão correto que um dia foi roubado em todo o seu salário e não aceitou que o Imperador lhe pagasse um segundo salário. Morreu pobre.
- 7 Dom João VI
Muito conhecido, dispensa comentários.
- 8 Duque de Caxias
Caxias foi vitorioso em todas as missões que recebeu. Ocupou todos os cargos que desejou, com igual sucesso. Determinou que seu funeral fosse uma cerimônia simples.
- 9 Visconde de Mauá
O maior empresário sulamericano de todos os tempos. Em 1867 seu faturamento superior ao do império em 2/3 (1,7 vezes).
Órfão, criado pelo tio desde os 9 anos, aprendeu nos armazéns do tio e com os ingleses tudo sobre comércio. Foi dono do Banco do Brasil, lançou o primeiro cabo submarino entre o Brasil e a Europa, iluminou o Rio de janeiro. Construiu um estaleiro e seus navios faziam o percurso entre o Rio e Santos com uma hora e meia a menos que os ingleses.
Era um dos 10 homens mais ricos da época e nunca utilizou o trabalho escravo.
- 10 Dom Pedro II
O maior estadista brasileiro. Admirado e respeitado na Europa pelos monarquistas. Seu velório foi acompanhado em Paris por mais de 200.000 pessoas das quais 80.000 eram soldados.
É impossível alguém ter nobreza maior que D. Pedro II. Caiu por que quis. Queria ser professor.
Nunca houve tanta liberdade de imprensa e democracia no Brasil como em seu tempo.
- 11 José de Alencar
Um monstro de talento. É o número 1 da prosa brasileira. A literatura de José de Alencar é de uma exuberância fantástica.
- 12 Machado de Assis
É sem dúvida a figura mais completa da literatura brasileira. Tudo o que fez, fez bem feito. O "Bruxo de Cosme Velho" foi grande no teatro, na crônica e até nas poucas poesias que escreveu.
Fundou e presidiu a Academia Brasileira de Letras.
- 13 Barão do Rio Branco
Sua atuação assegurou que 900 mil km do território brasileiro permanecesse nossa. É uma figura absolutamente tutelar da vida brasileira.
- 14 Castro Alves
Muito conhecido, dispensa comentários.
- 15 Joaquim Nabuco
Era de família nobre de Pernambuco. Monarquista, foi grande líder na luta contra a escravatura.
- 16 Ruy Barbosa
Muito conhecido, dispensa comentários.
- 17 Marechal Rondon
O Brasil deve muito a Rondon. Assegurou a integridade do país. Foi um militar pacifista, dizia: "Morrer se necessário for, matar nunca".
- 18 Euclides da Cunha
Autor de "Os sertões" que é considerada a maior obra da literatura brasileira. Por algum tempo foi aluno do colégio Central de Salvador.
- 19 Oswaldo Cruz
Maior expressão da medicina no Brasil de todos os tempos. Coisas de hoje como a dengue, zika e chikungunya parecem pequenas quando analisamos o que ele fez com a malária.
- 20 Alberto Santos Dumont
Todos conhecem. É o pai da aviação e inventor do relógio de pulso. Milionário, financiou as próprias pesquisas. Os irmãos wright brigam sem razão. Ele inventou o avião!
- 21 Carlos Chagas
Uma figura exponencial. Trabalhou com Oswaldo Cruz. Teria ganho (nos dias de hoje) o prêmio Nobel.
- 22 Monteiro Lobato
Muito admirado, é a maior figura da literatura infantil brasileira.
- 23 Getúlio Vargas
Muito conhecido, dispensa comentários
- 24 Heitor Villa-Lobos
Um monstro. A maior expressão da música erudita brasileira.
- 25 Pastinha-Bimba
Organizou a capoeira de Angola. A capoeira é hoje espetáculo marcante em mais de 200 países.
- 26 Mestre Bimba
Foi meu mestre de capoeira, disse Joaci. Junto com Pastinha organizou a capoeira Angola, por isso estão juntos no livro.
- 27 Pontes de Miranda
Enciclopedista. Maior expressão do direito brasileiro. Cobriu todos os campos do direito. Seu tratado de direito privado tem mais de 60 volumes.
- 28 Assis Chateaubriand
Personalidade incomum, mas conhecida de todos. Além dos Diários implantou a aviação no Brasil. Antecessor de Roberto Marinho.
- 29 Luiz Carlos Prestes
Uma figura trágica do Brasil. Realizou uma grande façanha, casou com Olga.
- 30 Gilberto Freire
Sociólogo. O que tinha de grande, tinha de improvisador.
- 31 Anísio Teixeira
Foi quem disse: "Fora da educação não há salvação".
- 32 Juscelino Kubitschek de Oliveira
É sem dúvida uma figura excepcional da vida brasileira.
- 33 Cândido Portinari
Portinari foi um assombro. Um grande pintor do seu século. Sua obra passou a ser substantivo, sinônimo de quadro.
O quadro "Guerra e Paz" dele é exuberante.
- 34 Amador Aguiar
Veio pobre do interior. Morador de rua, dormiu em banco de jardim. Conta-se que um dia, quando estava deitado no banco do jardim, um indigente pediu uma ajuda a ele. Ao repartir o pouco que tinha motivou-se ao ver que tinha algúem pior do que ele.
- 35 Roberto Marinho
Realizou a mais forte empresa do ponto de vista de competitividade que o Brasil tem.
É uma potência a obra que ele realizou.
- 36 Oscar Niemeyer
Um gênio da arquitetura brasileira.
- 37 Chico Xavier
A influência dele no Brasil é marcante e excepcional. Escreveu 400 livros.
- 38 Jorge Amado
Já era sucesso aos 25 anos. Traduzido em mais de 68 idiomas, é o autor brasileiro mais conhecido no exterior. É um excepcional contador de histórias.
- 39 Luiz Gonzaga
Asa branca é considerada um clássico mundial.
- 40 Vinicius de Moraes
Com relação a Vinicius de Moraes, Joaci contou um episódio onde teve a oportunidade de interceder pelo poeta para que o advogado de sua ex-mulher a interpelasse para que devolvesse os documentos de Vinicius, que precisava viajar. Joaci relata que Vinicius considerava esta ação um dos maiores favores que recebera.
- 41 Dorival Caymmi
Produziu poucas obras: 140.
O detalhe é que todas são clássicos.
- 42 Irmã Dulce
Muito conhecida, dispensa comentários.
- 43 Ivo Pitanguy
O brasileiro com mais títulos internacionais que se pode imaginar. Um verdadeiro monstro de prestígio internacional.
- 44 José Sarney
O mais longevo político pelo voto popular da história da humanidade. Nunca perdeu uma eleição.
É um grande escritor.
- 45 João Gilberto
É autor de um ritmo que deu à musica brasileira expressão mundial.
- 46 Fernando Henrique Cardoso
Dispensa comentários. É um dos 2 ou 3 chefes de Estado mais cultos de todos os tempos e fez um governo sereno e equilibrado.
- 47 Pelé
Muito conhecido, dispensa comentários.
- 48 Roberto Carlos
- É o Garrincha da música brasileira. Esse cara é extraordinário.
- 49 Lula
Não há na história da humanidade alguém que tenha a origem que ele teve e realizasse as conquistas que alcançou.
- 50 Dilma Rousseff
Está aqui por questões objetivas. A primeira mulher Presidente do Brasil.
- 51 Ayrton Senna
Nosso grande campeão!
A seção de debates e perguntas foi muito rica.