Tom Coelho foi claro, objetivo e pragmático. Iniciou sua fala agradecendo e destacando a diferença entre estar agradecido e estar "obrigado".
Tudo que é obrigado é compulsório, sem escolha. Ao que contrapôs a raiz da palavra agradecimento que vem de gratidão, de "graça".
Logo após manifestar sua gratidão pela escolha dos presentes em ouví-lo, comprometeu-se: "Espero fazer valer a pena o tempo que estão dedicando a esta palestra".
Tom dividiu sua apresentação em três etapas. Na primeira falou sobre Propósito de vida. Definiu propósito com base no pilar: Missão=>Visão=>Valores.
Missão é aquilo que dá valor à sua vida, disse Coelho. Destacou os três itens que segundo Victor Frankl dão sentido à vida:
1. Deixar um legado;2. Alguém que depende intrinsecamente de você;
3. Passar por uma grande adversidade.
Propõe 3 perguntas para ajudar a descobrir a missão pessoal:
1. O que você gostaria de aprender?2. O que você faria se ganhasse na loteria?
3. Qual será o seu legado?
Sejam apaixonados pelo que fazem e tudo vai dar certo, afirma Tom.
Visão é a explicitação do que se vê no futuro. Citando Mark Luter King como exemplo de visionário, recomenda voltarmos a lembrança para nossa infância e às resposta que dávamos à pergunta: O que você quer ser quando crescer, como caminho para reconhecer e resgatar nossas visões e questiona em que momento ganhar dinheiro passou a ser mais importante do que realizar o sonho.
Como você se imagina daqui a 1, 5 10 ou 20 anos?
Valores são os princípios que gerem o processo decisório.
Destacando a diferença entre caráter - o que você é - e reputação - o que as pessoas percebem de você - Tom questiona:
Quais são os seus valores? Quais são os valores de sua família?
Propõe que cada um selecione seus 5 valores mais importantes. Os escreva em uma folha de papel e defina cada valor em uma frase simples e clara. Pratique e vivencie seus principais valores e se observe quando sob pressão.
Dá destaque a 3 valores: humildade, empatia e ética.
Humildade, que tem a mesma raiz de humano, é aprender e compartilhar continuamente.
Empatia, é tratar o outro como ele gostaria de ser tratado.
Ética. Discorrendo mais sobre este valor, Tom apresenta a definição de Mário César Portela que implica, responder as seguintes questões, na sequência apresentada quando estiver diante de uma situação conflituosa: Quero? Posso? Devo? e conclui esta etapa citando Albert Einstein: "Procure ser uma pessoa de valor em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso!"
Na segunda etapa de sua apresentação Coelho falou sobre autoconhecimento e base motivacional.
Autoconhecimento é uma disciplina que não se aprende na escola, diz Tom e recomenda cada um fazer sua matriz SWOT pessoal, identificando seus pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças presentes no ambiente. Mostrou que podemos atuar sobre nossos pontos fracos e pontos fortes e contrariamente a crença comum de focar os pontos fracos recomendou "Concentre-se nos seus pontos fortes e os desenvolva". Potencialize aquilo em que você é bom!
Desenvolver os pontos fortes envolve reconhecer os talentos, padrões naturais que temos e nos distinguem. Aumentar conhecimento através do estudo e melhorar a técnica através da prática. Rodou um filme onde Falcão, o melhor jogador de futsal do mundo afirma: "habilidade é um dom e você tem que treinar para quando a oportunidade se apresentar você aproveitar."
Motivação, segundo Tom é aquilo que te impulsiona a mudar. Dentre as teorias conhecidas de motivação humana, destaca as 6 formas de vida nas quais se pode segmentar as pessoas segundo seus padrões:
1. Teórico - gosta de estudar e aprender;2. Utilitário - Age a depender do retorno que será obtido;
3. Estético - busca harmonização;
4. Social - gosta de ajudar as pessoas;
5. Individualista - a vida é uma competição;
6. Tradicionalista - conservador, religioso.
Tom pede que identifiquemos nossos pontos fortes e os nossos impulsionadores.
A terceira etapa da apresentação foi dedicada ao tema qualidade de vida.
Vivemos tempos de ansiedade e angustia. Ansiedade por um tempo que não chega. Angústia por um tempo que não passa. A solução é buscar o equilíbrio, a ponderação.
Tom apresenta o método das 7 vidas para alcançar o equilíbrio e a qualidade.
1. Saúde e esportes;2. Família e afetividade;
3. Carreira e vocação;
4. Cultura e lazer;
5. Sociedade e comunidades;
6. Bens e finanças;
7. Mente e espírito.
Vive-se as 7 vidas administrando o tempo, fazendo escolhas.
Tom concluiu sua apresentação com 5 dicas para viver melhor:
1. Espere 24 horas para reagir!2. Ouça sua intuição;
3. Evite saudades vazias;
4. Pratique o exercício da perda;
5. Seja agradecido.