Ah, se eu soubesse! Convidou Alessandro Villela para compartilhar sua experiência com o LinkedIn, Prof. Marival para nos dizer por que Steve Jobs foi Steve Jobs e Tassia Catarina para encerrar tratando das competências de comunicação na era mídia.
Alessandro iniciou sua fala declarando-se mineiro de nascimento e baiano de coração. Mineiro se entrega pelo sotaque, disse Villela pertinho vira "pertin", tadinho vira "tadin", e assim por diante, e afirma que linkedin não é criação de mineiro...
A rede foi criada nos EUA em 2005 com objetivos de ser um ambiente estritamente profissional. Foi adquirida em 2014 pela Microsoft por aproximadamente 26 milhões de dólares, mantendo seus criadores à frente do negócio.
O LinkedIn é uma das redes que mais cresce no mundo e uma das poucas organizações ocidentais aceitas e utilizadas na China.
Sua missão é conectar profissionais do mundo todo tornando-os mais produtivos e com sucesso.
Alessandro afirma: O LinkedIn é networking
E complementa, networking é muito mais do que troca de cartões. Networking acontece quando você ajuda a outra pessoa a atingir os objetivos dela.
Com relação à utilização da rede Villela dá as seguintes dicas:
1. O fundo azul no seu perfil é o local adequado para você dizer o que você faz. Qual serviço você presta.
2. Você pode trocar o fundo.
3. A foto é a coisa mais importante de seu perfil. Não utilize a foto informal que você põe no Google ou no Facebook. Faça uma foto de estúdio.
4. Utilize a técnica de Social Selling para aumentar as suas conexões (Alessandro afirma que elevou o número de contatos dele de aproximadamente 1.500 para 6.200).
5. A coisa mais importante no LinkedIn é a qualidade de suas conexões.
6. Edite sua URL única na rede, para facilitar sua identificação.
7. Suas conexões é uma rede de confiança que pode ser utilizada para você vender produtos e serviço, utilizando o Social Selling.
O LinkedIn tem 40 milhões de usuários no Brasil dos quais 55% são homens.
O LinkedIn mapeia seu perfil e te dá uma pontuação no https://www.linkedin.com/sales/ssi. Além de lhe atribuir uma nota esta página lhe informa como o LinkedIn avalia e o que você pode fazer para melhorar sua pontuação.
Alessandro encerra sua fala lembrando que o tripé do LinkedIn é: relacionamento, educação e referências.
Professor Marival iniciou sua fala expondo o desafio que é resumir em 15 minutos um tema que ele precisaria de 15 horas para abordar.
Convidou os ouvintes a fixarem mentalmente em locais imaginários no espaço por ele indicado as seguintes palavras que nortearam sua fala: Rolo Compressor, Cometa e Forja.
Afirmou que Jobs foi um cometa e associou esta imagem às duas passagens de Steve pela Apple, com destaque para seu retorno que durou apenas 15 anos.
Descreveu o feito de Jobs durante o lançamento do Mac 1m 1964 quando lançou uma campanha publicitária na qual um vídeo em preto e branco representa a IBM, sua arquirrival, como o padrão estabelecido. Um atleta arremessa, então um martelo contra esses padrões e destrói esse passado em preto e branco. Metaforicamente ele faz alusão à destruição do padrão estabelecido pela IBM.
Marival relata a segunda campanha publicitária memorável de Jobs explicando que a IBM utilizava uma placa em todas as mesas de seus funcionários com a palavra "Think" (pense). Então, como um rolo compressor Jobs retorna com o Apple e o tema "Think diferent" (pense diferente).
Admiravelmente Marival declama o texto do comercial que apresenta grandes nomes da humanidade como Einstein, Madre Tereza, Gandhi entre outros e destaca como estes grandes seres humanos mudaram a humanidade pensando diferente.
Marival afirma que Jobs não vendia produtos, vendia emoção. Para Jobs produto tinha que ser algo que despertasse a emoção.
Por isso Jobs não tinha clientes, tinha seguidores.
Finalmente Marival apresenta Jobs como uma pessoa forjada na contra cultura dos anos 1960. Que viveu com e como hippies, que frequentou "Woodstok"
Destacando que todo grande homem, na história, guarda consigo uma grande dor, Marival informa que a dor de Jobs foi a rejeição de seus pais biológicos.
Finaliza sua fala dizendo que no famoso discurso aos formandos da universidade de Stanford, Jobs se reconciliou com "seus fantasmas" e reproduz, inicialmente em inglês e depois em português a frase marcante de Steve Jobs:
"Lembrar que você vai morrer é o melhor caminho que sei para evitar a armadilha de que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há nenhuma razão para não seguir o seu coração".
A terceira e última pessoa a falar foi Tássia Catarina que discursou sobre o tema de competências estratégicas de comunicação na era mídia.
Tássia contou de sua amizade com Marcos e como se sente em casa na CONSISTE para em seguida destacar que estamos na era da comunicação, da velocidade, a era das mudanças e da dispersão.
A comunicação se tornou tão fundamental nas nossa vidas que define a nossa era.
Destacou que comunicação é feita pela aparência, pelo cheiro, pela voz, pelo tom de voz pelo "kit de comunicação" de cada um. Confessou que tamanha é a importância de estarmos consciente de nosso "Kit" que ela colocou um espelho no centro da mesa de reuniões da CIBERMIDIA de modo que possa perceber como se apresenta. Isto porque ela percebeu ao assistir vídeos nos quais está presente que na imagem gravada se apresenta mais séria do que ela mesma se percebia. E afirma:
"Comunicação é tudo que influencia"!
"Se a sua mensagem não alcança ninguém, não houve comunicação"!
Tassia começou sua carreira de jornalista na TV, trabalhou em revistas e há 23 anos abriu a CIBERMÍDIA. Relata que vivenciou e ainda vivencia as grandes transformações das comunicações.
Afirma que o modelo de comunicação deixou de ser "de poucos, para muitos" e passou a ser "de todos para todos".
Não há mais barreiras industriais que impeçam a entrada de novas pessoas no universo das comunicações. Você pode postar seu vídeo e, de repente, ter uma exposição planetária.
O Alcance das mídias sociais é mundial. Democratizou os meios de comunicação.
Em função desse novo panorama, precisamos desenvolver novas competências de comunicação.
Tássia comenta que quando era criança as pessoas davam boa noite a Cid Moreira, âncora do jornal na TV e hoje ela dá boa noite ao assistente do Google.
Relata que também trabalha como coach de comunicação atendendo as pessoas em seus processos individuais e no desenvolvimento de novas competências exigidas nesse cenário:
Articular e conversar bem
Articular e escrever bem
Produzir e compartilhar conteúdo
Dominar fotografia e vídeo
E dominar a gestão do próprio tempo
Tássia finaliza sua apresentação nos convidando a ser aluno sempre. Estudar todos os dias porque nada vai parar de passar e aqueles que melhor vão viver serão aqueles que estiverem mais adaptados.